Conhecendo Ouro Preto em 1 dia

O nosso dia não começou muito cedo. Chegamos à Ouro Preto por volta de meio dia e começamos visitando a Igreja São Francisco de Paula que é a igreja mais nova de Ouro Preto e está localizada na entrada na cidade. Mas não se iluda, esta não é uma obra moderna. Ao contrário, ela é bem antiga e começou a ser construída em 1804 e levou 100 anos para ser concluída.
Depois de visitá-la seguimos de carro até  o centro e a partir deste momento o  estacionamos e fizemos todo o trajeto a pé. E que caminhada! São tantas ladeiras para subir e descer...
No entanto, essa primeira caminhada não demorou muito, pois as igrejas estavam fechadas e o Museu da Inconfidencia com fila para entrar, então optamos por almoçar e escolhemos o Café Geraes, um lugar agradabilissimo e com uma refeicao saborosa.
Depois do almoço, fomos ao Museu do Conto, que eu imaginava ser algo relacionado à literatura. Nem me lembrei do outro significado da palavra, que neste caso era dinheiro.
O museu é administrado pelo Ministerio da Fazenda e vale à pena ir e conhecer a história da moeda brasileira e, um pouco do contexto histórico e econômico da época.
Fomos, também, à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar que é a segunda igreja mais rica em ouro no Brasil e depois de subir uma ladeira exaustante, voltamos à praça principal (Praça Tiradentes) e visitamos o Museu dos Inconfidentes cujo evento de destaque mais recente se deu em 21/04/2011, quando a nossa presidenta participou da cerimônia que enterrou os restos mortais de 3 inconfidentes que morreram na África.
Para descansar um pouco, fomos a um Café com livraria ao lado da Praça (não me lembro o nome do Café) que vale a pena conhecer, pois tem uns quitutes deliciosos com precos ótimos.
Para finalizar, assistimos a uma apresentação do Quarteto de Ouro Preto, no Museu de Arte Sacra. Simplesmente maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário